Recurso 1

 Perigos Online

Tipo de Recurso: Vídeo

Autores: Alunos do 5º A da Escola dos 2º, 3º Ciclos c/ Secundário de Aguiar da Beira e os professores Carlos Pais e Miro Carvalho

Descrição do recurso:

Vídeo criado no âmbito da área projecto dos alunos do 5º ano de escolaridade com uma abordagem sobre os perigos na Internet, nomeadamente, pela falta de protecção dos equipamentos e pelos comportamentos considerados pouco seguros durante a utilização da Internet.

 

Alojamento do recurso emwww.youtube.com/watch?v=VURlDnsYHw0

Critérios de selecção e sua fundamentação:

  • Tema. O tema é muito pertinente para os alunos do 2º ciclo. Nesta fase estes alunos apresentam já maturidade para perceberem que os perigos online são uma realidade, sendo o momento certo para reflectirem sobre a temática, até porque, começam a realizar trabalhos com alguma autonomia de pesquisa e tratamento da informação com recurso à Internet. O recurso apresenta uma excelente correspondência entre as expectativas criadas na visualização inicial e a forma como foi tratado (a sua concretização).
  • Conteúdo. Os conteúdos são muito adequados tendo sido apresentados com grande proximidade com as vivências reais dos alunos. Este vídeo foi produzido num ambiente de sala de aula sendo à partida muito bem aceite pelos alunos. Os conteúdos apresentam-se de forma estruturada, actualizada e adaptada ao nível de escolaridade do público-alvo.
  • Linguagem adequada. A linguagem utilizada é clara e ajustada para alunos do 5º ano de escolaridade, mesmo na apresentação dos termos técnicos é utilizada uma linguagem simples. Apresenta um discurso muito familiar às crianças (pois foi produzido por colegas da mesma idade) deste nível de escolaridade.
  • Concepção gráfica. A concepção gráfica é agradável à vista. Foram utilizados bonecos de plasticina, elementos que poderiam desviar a atenção dos conteúdos, no entanto, produz um efeito contrário, apela à concentração. O contraste das cores, a existência de movimento e de som, valorizam a transmissão da informação.
  • Acesso fácil e gratuidade do recurso. Utiliza requisitos standarizados de equipamentos e programas para ser visto e não apresenta custos na sua utilização.

Adaptações: Não realizaria mesmo com autorização do autor.